domingo, 27 de março de 2011

Is this it?

O curso de teatro, é um curso pouco concorrido, com pouco “status” e, espero que por enquanto, com pouco reconhecimento.Algumas pessoas não sabem ao menos que existe esse curso.Outras pessoas tem uma idéia completamente errada do que se faz na faculdade.
Nós, que cursamos ou quem cursou essa faculdade temos sempre de ouvir “chavões” do tipo:
“Vai passar fome!” ou então “Vai para a televisão”.Muitos vêem esse curso como uma brincadeira, alguns, até mesmo entram com o intuito de se divertir, de passar o tempo.
Mas, no meu caso, não é e nunca foi assim.Desde pequena eu sempre pensei em atuar no ramo das artes.Meu pai é musico e minha mãe da aulas de teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Desde que nasci, sempre estive envolvida nesse mundo.Atrás do palco, nas passagens de som.Atrás das coxias, assistindo minha mãe ensinar crianças, idosos e adolescentes a subir em um palco.Ver livros do Nelson Rodrigues pela casa, figurinos, guitarras, caixas de som, maquiagens, sempre foi comum na minha casa.Nomes como Antoine, Stanislavsky, e Brecht nunca foram incomuns para mim.E, diferente de muitas pessoas, sempre soube o que é o curso de “Artes Cênicas” e sempre tive um respeito soberano por ele.Afinal, esse curso nunca deixou faltar nada na minha casa.
Apesar de eu ter vivido em torno de teatro e musica, só fui fazer aulas de teatro aos 17 anos, quando estudei no Colégio De Aplicação, da UFRGS.Fiquei indecisa entre teatro ou musica, e escolhi teatro (anos depois tive essa mesma duvida e tomei essa mesma decisão).Depois do dia em que conheci as aulas de teatro, passei a admirar e amar mais ainda o curso de “Artes Cênicas”,e, desde os 17 anos sempre tive certeza que faria faculdade de Teatro ou Musica.
As aulas de teatro me atraiam e despertavam todo o meu interesse, diferente de todas as outras matérias (especialmente matemática).
Quando terminei o ensino médio, prestei vestibular para Bacharelado em Teatro na UFRGS e não passei.Mas, durante todo o meu ano de 2010 eu estudei fazendo cursinho para entrar na faculdade de teatro, fosse na UFRGS (que era minha principal meta, tendo em vista que minha família mora em Porto Alegre) ou em qualquer outra.Só que dessa vez eu prestaria para Licenciatura, devido ao maior campo em empregos no futuro.A UFRGS não deu pra entrar, em compensação, passei na UFSM e na UFPel.Escolhi a UFSM por ter sido o curso no qual a minha mãe fez Licenciatura em Teatro, há 30 anos atrás.
Escolhi esse curso, por ele ter sido importante na minha vida, desde pequena até hoje.Mas nunca bastou para mim fazer apenas um curso ou uma oficina de teatro.Sempre quis saber quem eram aqueles “caras” nos quais a minha mãe tanto falava e tanto lia.E agora, essa é a minha vez de saber quem são cada um desses caras.Quais os tipos existentes de teatro, quais as maneiras que se pode atuar.Quais os papéis dos diretores, atores, professores.
Eu pretendo seguir carreira acadêmica e dar aulas de teatro, a principio na UFSM ou na UFRGS depois de formada.Pretendo, pelo menos por enquanto, lecionar “Encenação”, que, até agora tem sido a matéria que eu mais me identifiquei.Pretendo fazer graduação, especialização, mestrado e doutorado.E, se tudo der bem certo, pretendo fazer doutorado fora do Brasil.
Sempre tive apoio da minha família para seguir esse caminho.Que já deu certo uma vez, e vai dar certo de novo.Porque, para mim, tudo que é feito com vontade e determinação, dá certo.Independente do curso, ou caminho em que se escolheu. 


Isso foi um trabalho, no qual eu resolvi dividir não só com a professora (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário